Pesquisar

terça-feira, 7 de agosto de 2012

LIBERTE-SE !!!!

 A liberdade é a capacidade racional de afirmar as vontades e intenções, configuradoras da ação, onde os outros animais só respondem por impulsos. 
É a capacidade de caracterizar de criativa a ação Humana, escusando-se a generalizações sociais, sem que isso signifique um individualismo incoerente com a natureza colectiva do Homem.
É a capacidade de atribuir simbolismo ao agir e de responder única e exclusivamente pelos nossos atos, tendo somente a nossa razão como tribunal.
É a capacidade que o Homem tem, pesem embora inúmeros condicionalismos sociais, de tornar as suas ações criativas e por isso, ao contrário dos outros animais, dar-se à... liberdade de ser desumano. O Homem pode transgredir as suas próprias regras e superar as suas obrigações chegando ao ponto de se descaracterizar aos olhos dos outros como ser Humano.
A liberdade é enfim um conceito inatingível na plenitude da sua definição e convém que assim seja: primeiro porque no dia em que o Homem deixar de possuir o entusiasmo para procurar a liberdade morre; e depois porque a liberdade encontra a sua própria ruína na ausência de restrições que a razão a si própria impõe como forma de combater a arrogância e leviandade daqueles que se julgam totalmente livres.(http://ocanto.esenviseu.net/lib10a.htm)

''Liberdade é algo raro , pois estamos presos a nós mesmos, precisamos conquista-la dolorosamente''.


Nenhum comentário:

Postar um comentário